Artesanato

artesanato

“O mundo feito à máquina não compreende os bordos irregulares do barro, não gosta dos vidrados escorridos desigualmente, não aprecia a boniteza torta das canecas, das jarrinhas sem equilíbrio total.” ​

Na distância do natural com o humano, o objeto feito manualmente é uma forma de saber e percepção que convida o olhar. É também uma forma de tributo, da humanidade com o meio ambiente, religando pontos desconexos e abrindo uma nova possibilidade de diálogo com a Terra.

Você já parou para pensar na diversidade do artesanato brasileiro? Cada região expressa sua história através do saber manual. Uma grande riqueza de técnicas que registram e contam a história de nosso povo.

Neste universo de texturas, ideias e cores, o artesanato passa a cumprir também uma função socioambiental.

Apesar de sua diversidade e qualidade, apenas recentemente o artesanato começou a receber o devido respeito em nosso país. Neste cenário é comum que alguns artistas acabem fazendo mais sucesso no exterior do que aqui. Isso acontece devido ao mito, criado pela indústria comercial, de que o produto feito a mão não possui boa qualidade. Mas isso começa a mudar.

A verdade é que muitas pessoas passaram a descobrir o verdadeiro valor das peças artesanais, que, quando feitas com cuidado e dedicação, são duráveis, funcionais, possuem design único e enorme valor cultural e artístico.