Artesanato, Design e Seleção

Muito mais do que se possa imaginar...

O mundo feito à máquina não compreende os bordos irregulares do barro, não gosta dos vidrados escorridos desigualmente, não aprecia a boniteza torta das canecas, das jarrinhas sem equilíbrio total.

O Artesanato

Na distância do natural com o humano, o objeto feito manualmente é uma forma de saber e percepção que convida o olhar.

É também uma forma de tributo, da humanidade com o meio ambiente, religando pontos desconexos e abrindo uma nova possibilidade de diálogo com a Terra.

Você já parou para pensar na diversidade do artesanato brasileiro? Cada região expressa sua história através do saber manual. Uma grande riqueza de técnicas que registram e contam a história de nosso povo.

Neste universo de texturas, ideias e cores, o artesanato passa a cumprir também uma função socioambiental.

Apesar de sua diversidade e qualidade, apenas recentemente o artesanato começou a receber o devido respeito em nosso país. Neste cenário é comum que alguns artistas acabem fazendo mais sucesso no exterior do que aqui. Isso acontece devido ao mito, criado pela indústria comercial, de que o produto feito a mão não possui boa qualidade. Mas isso começa a mudar.

A verdade é que muitas pessoas passaram a descobrir o verdadeiro valor das peças artesanais, que, quando feitas com cuidado e dedicação, são duráveis, funcionais, possuem design único e enorme valor cultural e artístico.

Design

Presença Invisível em Todos os Aspectos da Vida

O ser humano é uma ilha cercada de design por todos os lados. Dormimos sobre camas e travesseiros projetados por designers. No café da manhã, mais uma dose diária de design, desde o formato da chaleira, que ferve a água para o café (e é projetada para apitar quando ferve); às embalagens e rótulos dos produtos que levamos à mesa. Na toalha de mesa, jogos americanos e louça, é claro; nas roupas que usamos, nos acessórios. Se olhamos a hora no relógio de pulso ou de parede encontramos designs completamente diferentes para com um mesmo objetivo. Se pegamos nosso celular temos o design de produto e, ao interagir com o sistema, design de interface. Se vamos para o trabalho de carro, metrô ou bicicleta somos transportados pelo design. Se lemos o jornal ou um livro no caminho, design editorial. Se essa leitura é feita em seu celular, webdesign.

Seleção

Sustentabilidade e Criatividade em Cada Detalhe

De maneira simples, é escolhido os materiais a serem inseridos em uma peça já definida, dando se prioridade a materiais sustentáveis, não industrializados e corretos com o meio ambiente.

Tenho a cultura do Upcycling, reaproveitando peças e materiais sem a necessidade de reciclar (onde se gasta muita energia e dinheiro no processo), dando um novo sentido e usabilidade a este material.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Bem Vindo(a) ao Artesão Studio de Art